Saturday 5 February 2011

O sonho de um arquitecto


Brasília, para quem nunca lá foi, é uma cidade muito peculiar. Mandada construír pelo Presidente Jucelino Kubichek em resposta a um imperativo constitucional, representa o sonho de qualquer arquitecto: desenhar uma cidade completamente nova, sem qualquer restrição orçamental, num lugar onde nada existia.

O resultado é, ao mesmo tempo, monumental e desconcertante. Se por um lado o conjunto aquitectónico é muito conseguido, os principais edifícios são arrojados e muito bonitos e há uma lógica espacial na arrumação das zonas de cidade - zonas dos Ministérios, zona dos Hotéis, zonas das Embaixadas, zonas comerciais, zonas habitacionais, etc. - por outro lado, a cidade não foi pensada para ser habitada: quase não há passeios e cruzamentos, as distancias são enormes, quase não há sombras para nos protegermos do sol impiedoso do Planalto Central e praticamente não há serviços fora das respectivas zonas delimitadas.

Ao desenhar a sua obra maior, Oscar Niemeyer criou uma cidade única e organizada mas esqueceu-se de um pequeno detalhe: as pessoas têm que lá viver e trabalhar.

No comments:

Post a Comment