Thursday 17 February 2011

Civilidade ou psicose britânica


Desde a sua formação que os Liberais-Democratas britânicos se batem pela mudança do sistema eleitoral que lhe é reconhecidamente adverso. Até agora, no entanto, nunca tinham conseguido ter força suficiente para colocar a questão na agenda política.

Tudo mudou quando os conservadores não conseguiram uma maioria absoluta nas últimas eleiçoes e necessitaram dos Lib-Dem para formar um governo estável. Naturalmente, os Lib-Dem exigiram a realização de um referendo sobre o sistema eleitoral, que terá lugar no próximo dia 5 de Maio. O acordo entre os dois partidos prevê, no entanto, que os Conservadores poderão fazer campanha contra a alteração do sistema vigente.

Ou seja, há dois partidos que formam o Governo do Reino Unido, que irá propor uma alteração fundamental do sistema eleitoral sujeita a referendo. Um desses partidos, os Conservadores, irão fazer campanha contra e o outro partido, os Liberais-Democratas, irão fazer campanha a favor.

Confuso? Mas há mais. Como é natural, o Partido Trabalhista, que forma o que se chamada a "Leal Oposição de Sua Majestade", ou seja, o maior partido da oposição, tem uma posição na matéria e acaba de anunciar que fará campanha a favor das alterações ao sistema eleitoral proposto por parte do governo e rejeitado por outra parte do governo.

Teremos, assim, um partido que forma a coligação que governa o Reino Unido e o maior partido da oposição a fazerem campanha a favor da alteração ao sistema eleitoral e o outro partido da coligação que apoia o governo a fazer campanha contra.

Em bom rigor, tudo isto configura um sistema civilizado onde a discordância num aspecto específico não invalida o trabalho conjunto em outros. Veremos, no entanto, que impacto terá a dinamica da campanha para o referendo na coesão interna da coligação.

No comments:

Post a Comment