Monday 21 February 2011

Civilidade na política


Nos últimos anos o discurso político tem-se tornado cada vez mais agressivo e o debate sobre diferentes soluções tem sido substituído por insultos pessoais e discussões sobre as falhas de carácter dos candidatos.

Embora os Estados Unidos pareçam merecer, de entre as democracias, o prémio para o discurso político mais violento o mal é comum, como se viu na última campanha presidencial em Portugal.

Para tentar travar a degradação do discurso político, os Ex-Presidentes Clinton e Bush pai acabam de dar o seu co-patrocínio à criação de um centro para a civilidade no discurso político, com sede no Arizona, que reúne individualidades de vários quadrantes políticos e profissões.

A política é naturalmente confrontacional - e ainda bem que o é, pois só através do debate de ideias podem os eleitores decidirem quais as soluções que mais lhes agradam - mas isso não significa que deva ser ofensiva e pessoal.

A política tem uma função necessária e nobre mas a percepção pública dos seus actores é francamente negativa. Certamente um discuros mais sereno, racional e bem educado poderá ajuda-la a recuperar alguma da sua dignidade.

No comments:

Post a Comment