Thursday 10 February 2011

Floresta Amazónica


Como se sabe, o Carnaval é um assunto muito sério no Brasil pelo que há samba e desfiles desde Sábado de Carnaval até Quarta-feira de Cinzas, durante os quais há Fim-de-semana e feriados. Como nem a Margarida nem eu somos (por enquanto) muito carnavalescos, vamos aproveitar esses dias para ir visitar a Floresta Amazónica.

Uma vez que ficaremos alojados num "Eco-Lodge" à beira do Rio Turumã, a uma hora de Manaus, o nosso programa inclui umas caminhadas pela floresta, uma saída noturna para ver jacarés, uma visita a um centro de protecção de macacos e umas horas a pescar piranhas.

Para além destas actividades mais aventurosas, vamos ainda fazer uma visita por barco a Manaus, incluíndo o encontro das águas, um fenómeno muito curioso já que, por diferenças de temperatura, densidade e velocidade de correntes, os rios Negro (cuja água é escura) e Solimões (cuja água é barrenta) correm lado-a-lado durante 6km sem se misturarem.

Claro está que estes dias de "aventura" são ultra-controlados e não há memória de turistas terem sido comidos por piranhas ou jacarés, mas não deixa de ser diferente e divertido passar uns dias instalado na maior floresta do mundo.

1 comment:

  1. O pai e eu, há mais de 30 anos, já navegamos no Amazonas entre igarapés e fomos também ao encontro das águas (há outro no norte da Dinamarca, entre 2 mares (esse a tantinha também viu), MAS ficamos em Manaus, vimos a Ópera e a Alfandega, nada de jacarés nem pescarias e o MAIS IMPORTANTE; VACINAMO-NOS CONTRA A FEBRE AMARELA
    Mãe

    ReplyDelete