Tuesday 26 October 2010

O longo suicídio


Sem negar a necessidade de se criar um mecanismo permanente de apoio ao Euro ou mecanismos jurídicos e institucionais que punam os Estados que violem as regras, a ideia de abrir uma nova negociação dos Tratados da União Europeia parece-me absurda.

A União levou quase 10 anos a negociar e aprovar o Tratado de Lisboa e passou por crises sucessivas no processo de ratificação, tudo isto numa altura em que a situação social e económica dos Europeus estavam bem melhores do que estão agora e que a larguíssima maioria dos Governos nos Estados membros eram tradicionalmente favoráveis ao processo de integração. Nenhuma dessas condições existe hoje.

Não seria melhor, como propos a Comissão, encontrar uma solução dentro do actual quadro jurídico, sem correr o risco de perder outra década a olhar para o próprio umbigo em novo exercício de revisão dos Tratados e concentrar esforços em tornar a União num instrumento que seja e mostre ser útil para os Cidadão da Europa?

1 comment:

  1. De facto a verdadeira cidadania Europeia parece estar a ser construída pelo "telhado".
    Creio que na génese da própria insatisfação europeia está essa incapacidade de transmitir ao cidadão comum as vantagens individuais da construção da união. O que pensará um cidadão dos novos países que integraram a UE, quando lhe impõem reduções salariais, aumento de impostos, perda de direitos adquiridos?
    Se já levamos 24 anos de Europa e não entendemos como o Pacto de Estabilidade e Crescimento nos leva à recessão!

    ReplyDelete