Tuesday 19 October 2010

BBC Radio 4


Estando hoje particularmente saudoso de Londres, pus-me a ler o blog do Tiago Araújo, amigo recente que trabalha na nossa Embaixada em Londres e que recomendo pela graça inteligente e erudição invejável.

Entre várias experiências da sua vida em Londres, o Tiago fala na BBC Radio 4, a versão mais exigente da TSF já que, ao contrário da nossa radio-jornal, a BBC Radio 4 não tem música nem transmissões de futebol. Só há notícias, debates e o tempo, sempre com o mesmo tom de voz, sem nunca ceder a qualquer emoção. Nos vários anos em que a BBC radio 4 me fez companhia enquanto eu me barbeava de manhã, teria achado normal ouvir qualquer coisa como "metade da população do País X morreu. E agora o tempo".

E era o tempo que mais me divertia na BBC radio 4. Num país obcecado pelo "weather report", a BBC radio 4 limita a sua apreciação do tempo a um "miserable as always" ou "bizzarely sunny". A excepção é o shipping forecast (informação para os navegantes) que, durante 1 hora antes da meia-noite, percorre toda a costa das Ilhas Britânicas com a mais completa e minuciosa informação possível usando linguagem técnico-marítima, do género "near-gale changing to gale, force 9, from northeast to east" que só os iniciados percebem.

Não admira que na última noite dos Proms se cante alegremente "Britain Rules the Waves". Na BBC radio 4, assim é.

2 comments:

  1. E hoje o dia hoje esteve "bizzarely sunny", embora muito, muito frio. Eu depois vou contando como é que a radio-novela do fim da tarde, na Radio 4, vai evoluindo. Um abraço.

    ReplyDelete
  2. Fico à espera. E se me disseres quem é que o Humphrey maltratou a cada manhã, agradeço igualmente.

    ReplyDelete