Friday 11 March 2011

A floresta


A floresta amazónica, cuja área é equivalente a 14 países europeus, é uma massa interminável e contínua de árvores de todos os tamanhos e feitios, debaixo de uma humidade que se cola à pele e com um cheiro constante de folhas em decomposição.

E, no entanto, é fascinante andar pela floresta, sem termos ideia onde estamos (felizmente o guia sabia...), sem conseguirmos ver mais de uns poucos metros para lá da parede de árvores, sem saber o que nos espreita e a ouvir um barulho constante de insectos e pássaros.

Igualmente fascinante é a quantidade de doenças para as quais a floresta fornece remédios através de raízes, casca de árvores ou folhas e há igualmente plantas que limpam água ao ponto de se tornar potável. Naturalmente nem tudo faz bem já que apenas 30% dos frutos que se encontram na amazónia são comestíveis, o que não é problema pois há um método infalível para distinguir uns dos outros: só comer os frutos que os macacos comerem.

Há mundos no Mundo que me são completamente estranhos e desagradáveis. A floresta equatorial é um deles. Mas é, ao mesmo tempo, um mundo cheio de interesse que merece ser visitado.

No comments:

Post a Comment