Tuesday 11 January 2011

Moro num país tropical


Para quem não sabe, São Paulo fica na linha do trópico de cancer - há até uma placa a indicar o local exacto one o trópico passa - o que torna a cidade, por definição, numa cidade tropical.

Essa tropicalidade é mais exuberante no verão, que começou no dia 21 de Dezembro, e traduz-se num padrão de tempo regular: calor o dia todo e chuvas torrenciais ao fim do dia que não são fáceis de descrever. O céu fica completamente negro, como se fosse noite fechada, caem grossas cordas de água acompanhadas de raios brilhantes e trovões barulhentos e o ar, que estava quente e pegajoso, fica limpo e fresco.

Haverá, naturalmente, espetáculos muito mais grandiosos na natureza do que as chuvas de verão nos trópicos, mas não serão assim tantos.

Em tempo: Como resultado das chuvas de ontem - a que se refere este post escrito no dia 10 à noite - resultaram 5 mortos e 7 desaparecidos na cidade de São Paulo. O espetáculo natural das chuvas de verão nos trópicos teve, ontem, uma faceta trágica.

2 comments:

  1. Luis Quartin Graça18 January 2011 at 18:15

    Como não estou hoje de particular bom humor ( o primeiro recibo do vencimento pós-cortes salariais apareceu-me hoje), decidi chatear outros e ser picuinhas, e coube a ti a sorte. Assim:

    São Paulo é cortada pelo Trópico de Capricórnio, e não de Câncer. Esse facto faz com que apenas a parte que se encontra a norte da linha seja considerada, em sentido geográfico, tropical (o clima existente na faixa intratropical, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio).
    A sul daquela linha, São Paulo é subtropical ou temperada.

    ReplyDelete
  2. Caro Luis,
    Embora não te deseje mais dias de má disposição, agradeço as correcções picuinhas. São sages, interessantes e certas.
    Bernardo

    ReplyDelete