Tuesday 4 January 2011

Animais nossos amigos


Ontem à noite, durante o jantar anual da AICEP, discutiam-se as belezas naturais da Austrália, onde algumas das pessoas com quem partilhei a mesa já tinham estado ou vivido. Como não poderia deixar de ser, falou-se também nos tubarões, crocodilos de água salgada, serpentes marinhas e outros animais que habitam aquelas águas e que têm má fama.

Dada a proximidade geográfica, encontramos todos esses animais em Timor-Leste, alguns dos quais tive a oportunidade de ver nos vários mergulhos que fiz na região de Dili entre os verões de 2006 e 2007, nomeadamente um Tubarão de Ponta Branca - igual ao que aparece na fotografia - que dormia satisfeito a uns 300 metros da costa e 20 metros de profundidade depois de uma noite de caça ao marisco, base civilizada da sua dieta.

Com raras excepções - como os crocodilos de água salgada que comem praticamente tudo - os seres humanos não fazem parte da dieta de nenhum animal e, portanto, caso não se sintam ameaçados, haja comida e não estejam assustados, os animais selvagens raramente atacam pessoas.

Claro está que os animais são curiosos e a única forma de saberem se somos ou não parte da dieta preferida é dar uma trinca, nomeadamente nos surfistas que vistos de baixo são iguais a tartarugas, essas sim, uma iguaria apreciada por tubarões.

2 comments:

  1. Caro Bernardo, talvez já não te lembres de mim, fomos colegas de tropa em Setúbal, em 1990. Costumava dar-te boleia até Cacilhas, num pouco fiável Supercinque cinzento... Encalhei, um pouco por acaso, neste teu blogue e vejo que continuas com o mesmo senso de humor de há 20 anos. Um abraço. Pedro Gonçalves (pcg1965@gmail.com).

    ReplyDelete
  2. Nunca havia pensado no facto de os surfistas, vistos de baixo para cima, assemelharem-se a tartarugas. Interessantíssimo. Obrigada por partilhares.

    ReplyDelete