Thursday 20 January 2011

Missões de Paz


No final de 2009 as Nações Unidas tinham 15 Missões de Paz desde o Haiti até Timor Leste passando pela Europa, África, Médio-Oriente e o Sub-Continente Indiano, envolvendo 99.506 pessoas, entre Militares, Polícias e Civis.

Desta quase cem mil pessoas que trabalham em alguns dos piores lugares do Mundo, o maior contingente vem do Bangladesh (10,8%), seguido pelo Paquistão (10,7%) e pela Índia (8,7%). Depois do Sub-Continente, vêm a Nigéria, Egipto, Nepal, Jordania, Ruanda, Gana, Uruguai, Senegal, Etiópia, Brasil e todos os outros Países do Mundo.

Se compararmos os Países que têm mais pessoas nas Missões de Paz com o Índice de Desenvolvimento Humano, concluímos que o Uruguai e o Brasil estão no grupo dos Países com Alto Desenvolvimento Humano, a Índia e o Paquistão pertencem ao conjunto dos Países de Médio Desenvolvimento e todos os outros têm baixos níveis de Desenvolvimento Humano.

Não faço ideia o que explicará esta correlação, se alguma coisa a explica, mas não deixa de ser interessante que os Países que mais problemas têm sejam os mesmos que mais contribuem para o esforço das Nações Unidas em manter a paz no Mundo.

No comments:

Post a Comment