Friday 21 January 2011

O poder da imagem


Na passagem dos 50 anos da tomada de posse do Presidente Kennedy, a GloboNews (quem mais?) passou um pequeno programa sobre a campanha que garantiu a Kennedy a nomeação democrata às eleiçoes de 1960. Com base em dois filmes da época, "Primaries" e "The man who would be President", sobressai a forma nova, dinamica e moderna com que JFK conduziu a campanha.

Mais interessante do que a campanha em si é notar como Kennedy utilizou a televisão. Para além de dar acesso a partes da sua vida privada, como a sua casa ou apresentar a sua filha mais velha aos telespectadores, os filmes mostram a minuciosa preparação estética que antecedia cada uma das suas aparições televisivas, incluíndo uma curta mas muito reveladora demonstração sobre a forma como Kennedy deveria cruzar os braços por forma a que as mangas do casaco não subissem mais do que 1cm nos punhos.

É um dado adquirido que Kennedy foi dos primeiros candidatos, se não o primeiro, a perceber a importância da imagem e o poder da televisão, mas não tinha ideia do nível de promenor a que a sua campanha chegou no estudo e controle da imagem do candidato.

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