Wednesday 12 January 2011

Democracia Brasileira


A Globo News, o canal de notícias da Rede Globo, está a entrevistar cada um dos Ex-Presidentes da democracia Brasileira, com excepção do Presidente Lula da Silva. A saber: José Sarney, Fernando Collor de Melo, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

Ontem foi a vez de Collor de Melo que, perante acusações de corrupção e roubo e tremendas manifestações populares pelo Brasil todo, renunciou antes de perder o mandato por decisão do Congresso. Eleito Senador nas últimas eleições Collor foi candido quanto ao processo de renuncia, contando que só percebeu que o seu mandato tinha chegado ao fim quando deu uma ordem ao piloto que, no seu último dia no Palácio do Planalto, o levava para casa e este não obedeceu.

Curiosamente, dos cinco ex-Presidentes brasileiros, só Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva tiveram mandatos sem qualquer surpresa. José Sarney, eleito Vice-Presidente de Tancredo Neves, assumiu depois da morte do Presidente-eleito e Collor de Melo renunciou, sendo substituído pelo Vice-Presidente Itamar Franco.

E no entanto, mesmo com todas estas crises, a democracia brasileira seguiu o seu caminho sem abalos nem soluços, com os votos nas urnas e a tropa nos quartéis.

No comments:

Post a Comment