Monday 17 January 2011

E em Lisboa começou a ciência



A GloboNews, de longe um dos melhores canais de notícias que conheço - não tanto pelas notícias mas pelos outros programas de actualidade ou cultura que apresenta - entrevistou ontem à noite Edward Paice, Historiador britânico e autor de "The Wrath of God: the story of the great Lisbon earthquake of 1755" onde o autor desenvolve a tese que o Terramoto de Lisboa marcou o fim das justificações teológicas para os grandes acontecimentos e o surgimento das bases da ciência moderna.

Segundo Paice, até ao dia 1 de Novembro de 1755 a Europa vivia no "optimismo" de que nada de muito mau aconteceria pois Deus velava por nós. No entanto, a devastação em Lisboa foi de tal amplitude que levou Voltaire a escrever o "poème sur le désastre de Lisbonne" onde se questionava a explicação divina dos desastres naturais: como poderia Deus ter causado tamanha destruição e morte? E se Deus não tinha sido o causador da catástrofe, que outras explicações haveria? Nasce então a ciência.

Para além desse efeito absolutamente fundamental no desenvolvimento intelectual e científico mundiais, o terramoto de Lisboa deu início ao processo que resultaria na independência do Brasil em 1822. Para pagar a reconstrução de Lisboa, o Marquês de Pombal aumentou os impostos sobre os colonos brasileiros, nomeadamente em Minas Gerais, o que levou à Inconfidência Mineira de 1789, primeiro movimento independentista do Brasil.

A terra tremeu em Lisboa em 1755 e o Mundo nunca mais foi mesmo.

2 comments:

  1. ena, o que se aprende num blog!

    ReplyDelete
  2. Obg. Cá vamos fazendo o melhor que sabemos. Bjs, B

    ReplyDelete