Monday 26 November 2012

Qualidade vs Nacionalidade


Mark Carney, na fotografia, é o novo Governador do Banco de Inglaterra, o banco central do Reino Unido. Até agora ninguém, incluindo a oposição trabalhista, levantou qualquer questão às qualidade profissionais ou pessoais do futuro Governador.

Curiosamente, e embora seja membro de um País da Commonwealth, tenha estudado em Oxford, seja casado com uma cidadã britanica e os seus filhos tenham cidadania britânica e canadiana, Mark Carney é, ele próprio, canadiano. No anúncio que fez no Parlamento de Westminster, o Chanceler britânico informou que o novo Governador - embora não fosse obrigado a faze-lo - vai pedir a cidadania britânica seguindo os procedimentos normais.

Esta é a primeira vez que o Governador do Banco de Inglaterra não é um cidadão britanico e é, nas palavras do Ministro das Finanças, o reconhecimento da absoluta qualidade profissional do nomeado que ultrapassa as preocupações baseadas exclusivamente em considerações nacionais.

Pergunto-me o que aconteceria se nomeassemos um cidadão estrangeiro, mesmo que da CPLP, para Governador do Banco de Portugal...

No comments:

Post a Comment