Thursday 1 November 2012

Internacionalizar sem sair de casa




A entrevista que dei recentemente à BBC Radio 4 (ver o post imediatamente a seguir) foi feita num restaurante da baixa de Lisboa, onde a jornalista aproveitou para perguntar ao dono do restaurante como ia o negócio. Num inglês sofrido, este disse que sobrevive graças aos turistas que representam agora 90% da sua clientela contra uns meros 60% antes da crise.

A resposta abriu-me os olhos. A localização do restaurante em questão, numa das mais turísticas ruas lisboetas, permitiu a este queixoso empresário internacionalizar o seu negocio sem sair de casa. Ele conseguiu fazer o que as nossas empresas sonham, muitas sem o conseguirem: substituir uma clientela doméstica pobre e desanimada por uma nova clientela estrangeira, optimista e com vontade de gastar dinheiro.

Internacionalizar é ter clientes estrangeiros com dinheiro e vontade ou necessidade de consumir os nossos produtos ou serviços. Faça-se isso na casa dos outros ou na nossa é bastante indiferente.

- Posted using BlogPress from my iPad

No comments:

Post a Comment