Wednesday 28 November 2012

Flexisegurança




Organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, pelas Embaixadas dos Países Nórdicos em Lisboa e pela Fundação Gulbenkian discutiu-se esta tarde os princípios e prática da Flexisegurança nórdica.

Em poucas palavras, a Flexisegurança é o mecanismo de regulação do mercado de trabalho nos países nórdicos, que une uma forte flexibilidade no trabalho - nomeadamente na facilidade de despedimento - com um sistema robusto de segurança social para as pessoas que perdem o emprego. A experiência, muito interessante, tem permitido manter uma alta Xe empregabilidade.

Entre muitas características - e com variações entre os vários países que aplicam a Flexisegurança - fundamentais do sistema que foram referidos por todos os oradores, está a importância da colaboração estreita e permanente entre patrões, trabalhadores e o Estado.

Embora muito tenhamos avançado na concentração social nos últimos anos, como lembrou o respetivo presidente no encerramento do encontro, a confrontação permanente em que aparentemente vivemos só prejudica a todos: empresas, trabalhadores e ao País.

- Posted using BlogPress from my iPad

No comments:

Post a Comment