Thursday, 9 April 2009

Os Toris e a Europa

Há coisas que não mudam e uma delas é a incapacidade dos Conservadores britânicos em terem uma relação normal com a União Europeia. Há uns tempos, passei a hora do almoço na Chatham House, sede do Royal Institute of International Relations, a ouvir um dos responsáveis do Partido falar sobre o Conselho dos Direitos Humanos da ONU (CDH).

Num relatório equilibrado, os Conservadores elogiam os esforços da ONU na promoção da Democracia e Direitos Humanos no Mundo, sem prejuízo para as dificuldades que o CDH tem conhecido. Mas quando alguém referiu que o Relatório é absolutamente omisso quanto ao papel da União Europeia na promoção da Democracia, nomeadamente na Europa de Leste, considerado pela literatura científica como o processo mais eficaz da história recente, o responsável conservador limitou-se a dizer: "ouço dizer que assim é".

Embora a actual liderança dos Conservadores esteja a fazer um relativo esforço para que o Partido tenha uma relação menos tensa com a União Europeia, a base de apoio dos Tories continua a olhar para o Continente como a fonte de (quase) tudo que corra mal.

No comments:

Post a Comment