Friday, 3 April 2009

O G20 visto de Londres

Terminada a Cimeira do G20, cujo resultado é aparentemente um grande sucesso, ficam 4 reflexões:

1. Há capacidade e seriedade para 20 Países com histórias, tradições, sistemas políticos, religiões e objectivos diferentes encontrarem soluções negociadas e partilhadas. Quem temia que o Multilateralismo falhasse e se regressasse ao Isolacionismo, deve estar contente. Oxalá o espírito desta reunião se repita na ONU, na OMC, na UE, na NATO e nos outros fora internacionais e regionais.

2. O contraste do que se passou em Londres e o que se tem passado no nosso sistema político, onde as diferenças partidárias impedem a procura de soluções negociadas para os sérios problemas que nos afectam, é abissal.

3. A reacção pública ao casal Obama, em particular à Senhora Michelle Obama, é impressionante. Para além da quebra de Protocolo - aparentemente inédita - da Rainha ter abraçado a Primeira Dama (e que tem alimentado um sem número de cometários), a visita da Senhora Obama a uma escola, onde as crianças reagiram como se uma estrela de Hollywood tivessem entrado na sala, não deixam dúvidas sobre o seu carisma.

4. A forma como a comunicação social relatou as manifestações de Londres diz muito sobre os critérios que guiam quem nos deve informar. Do simples exagero à mais descarada manipulação, o que se viu nas televisões e se leu nos jornais teve pouco ou nada a ver com o que se passou em Londres.

No comments:

Post a Comment