Friday 12 April 2013

Racistas são os outros




Enquanto espero pela minha vez para ser atendido na Loja do Cidadão dos Restauradores, onde estou a tentar obter uma declaração da Segurança Social (ver post abaixo) entretenho-me a trabalhar e a ver o que se passa à minha volta.

Nesse segundo passatempo, vejo utentes e funcionários cheios de paciência, uns à espera e outros a trabalharem. Claro está que as pessoas com situações pessoais mais duras - e com 18% de desemprego há muitas histórias difíceis - estão mais frágeis e menos pacientes para as dificuldades que a administração pública lhe coloca.

Numa dessas historias, contada em alta voz pela pessoa em causa à funcionária que a atendia - e a todos nós - acabou com acusações de racismo dirigidas a todas as pessoas que esta manhã atendem nos serviços de segurança social.

Imediatamente o tema foi comentado pela pessoa sentada ao meu lado que primeiro explicou não ser racista para logo depois - numa clamorosa mas não percebida auto-derrota - partilhar comigo e com a senhora sentada do outro lado, que os ciganos - todos os ciganos - são terríveis.

- Posted using BlogPress from my iPad

No comments:

Post a Comment