Monday 8 April 2013

Margaret Thatcher




Morreu hoje a Baronesa Margaret Thatcher, a primeira e única mulher a ocupar o lugar de Primeiro-Ministro do Reino Unido - embora a própria não considerasse isso como digno de nota -.

Como todas as figuras relevantes, a Senhora Thatcher não deixa ninguém indiferente e há tantos que suspiram por um(a) novo(a) líder de fortes convicções que coloque o Reino Unido no centro do mundo, como os que sublinham a sua quase indiferença com os mais pobres na sociedade.

Mas por todos os certos e errados de mais de 11 anos de Governo, a parceria com Reagan no combate à União Soviética, a Guerra das Falkland, o isolacionismo na Europa - que hoje, comparado com a forma como os Tories evoluíram, parece leve e mesmo pró-europeu - e o feroz individualismo serão sempre lembrados como parte da herança de Margaret Thatcher.

Essa herança tornou-se central em todos os governos que se seguiram, incluindo no Governo Blair que soube aproveitar o melhor que o Thatcherimos deixou, temperado por preocupações sociais.

Goste-se ou não de Margaret Thatcher, a verdade é que o Reino Unido de hoje, com todas as suas qualidades e os seus defeitos, deve-lhe muito. Assim como lhe deve a Europa e o Mundo.

- Posted using BlogPress from my iPad

No comments:

Post a Comment