Sunday 26 June 2011

Tony Blair


A BBC passou hoje uma longa e muito interessante entrevista com o ex-Primeiro Ministro britânico e actual Representante do Quarteto para o Processo de Paz no Médio Oriente, Tony Blair.

Falando com grande liberdade e à vontade sobre as dificuldades da paz entre Israel e a Palestina, sobre as esperanças e riscos da Primavera Árabe, sobre a crise do Euro, entre outros assuntos, Tony Blair mostrou-se mais humilde, mais ciente das ambiguidades e com mais dúvidas do que aparentava ter quando foi Primeiro Ministro.

Pessoalmente tenho sentimentos contraditórios em relação a Tony Blair: por um lado, discordo das razões que levaram à invasão do Iraque, da forma com a guerra foi planejada e da sua execução; por outro lado, reconheço o papel de modernização centrista da administração pública britânica dos dois primeiros Governos Blair e o esforço - nem sempre bem sucedido - de aproximação do Reino Unido à Europa. E, acima de tudo, admiro os Acordos de Sexta-Feira Santa que puseram fim à violência entre Católicos e Protestantes na Irlanda do Norte.

Concorde-se mais, menos ou de todo com o seu legado histórico, Tony Blair foi e é uma das figuras políticas do início do Séc. XXI e ainda tem coisas interessantes a dizer.

No comments:

Post a Comment