Monday 6 June 2011

Razão antes de tempo


Um dos resultados das eleições de ontem foi a demissão de Rui Marques da liderança do Movimento Esperança Portugal.

Conheço o Rui há muitos anos e tenho acompanhado, sempre com admiração, as várias causas que abraçou: Timor-Leste quando quase ninguém se preocupava o destino dos Timorenses; a Revista Cais, quando nem se falava no papel da sociedade civil no combate à exclusão e à fome; no ACIME - Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, criando as condições para que os que nos procuram sejam bem atendidos quando os estrangeiros eram mal vistos no nosso País; e, até ontem, no Movimento Esperança Portugal, onde se bateu para ultrapassarmos o fatalismo e o pessimismo colectivo português.

As causas do Rui têm um fio condutor: Portugal tem que ser um País mais justo, com menos pobreza, abandono e fome e a Sociedade Civil é tão responsável quanto o Estado pelo bem-estar daqueles que menos têm. As causas do Rui, têm, por outro lado, uma característica: estão sempre à frente do seu tempo. Do Lusitânia Expresso à independência de Timor, da Revista Cais ao Banco Alimentar Contra a Fome e da sua passagem pelo ACIME ao reconhecimento pelas Nações Unidas da excelência das nossas políticas de acolhimento, passaram-se anos.

No Movimento Esperança Portugal aconteceu-lhe o mesmo. Como argumentei aqui, um dos resultados do acordo entre a troika e Portugal vai ser a inevitável diminuição do papel do Estado e a necessidade da sociedade civil se organizar para prestar alguns serviços que até agora eram-nos prestados. Uma vez mais o Rui tinha razão antes do tempo, só que desta vez não foi por anos, foi por semanas.

Tenho pena em ver o Rui partir e acho que ele está enganado quando diz que os princípios do Movimento Esperança Portugal estão errados. Optimismo e esperança fazem falta a Portugal mas retira-nos o conforto do fado, do destino ou do "o que não tem remédio, remediado está"; solidariedade faz-nos olhar para o pior que há em nós e em Portugal e obriga-nos a agir.

Haverá espaço para um partido que pede votos exigindo que arregacemos as mangas e demos o melhor de nós? Ontem não houve, mas como em tudo o Rui fez até hoje, espero que o tempo lhe dê razão.

No comments:

Post a Comment