Monday 20 December 2010

A viagem dos malditos


A minha viagem de S. Paulo para Londres foi uma longa desventura que acabou bem. Para comecar de forma pouco auspiciosa, o meu contentor continua no Porto de Santos, pelo que nao tinha roupa de inverno nenhuma, e as poucas coisas que levei cabiam numa mala de mao.

Como S. Paulo tem cerca de 6 milhoes de carros e o transito e sempre um caos, na Sexta-feira as 7 da tarde, um taxi foi-me buscar a casa para a viagem de 30 km ate ao aeroporto de Guarulhos, o que levou 1H30. La chegado, tive mais que tempo para tratar de tudo, jantar e esperar pelo embarque, previsto para as 23H00.

O voo de 10 horas ate ao sul da Inglaterra nem correu mal, embora cada vez durma pior no desconforto que sao as viagens aereas hoje em dia. As coisas comecaram descarrilarem quando fomos colocados numa rota de espera a 20 minutos de Londres durante 1 hora. Passada essa hora o piloto informou que o aeroporto de Heathrow estava fechado e que iriamos para Paris.

Ao aterrarmos em Paris fomos informados que esperarianos 45 minutos no aviao e que prosseguiriamos a nossa viagem ate Londres. 2 horas mais tarde o piloto avisou que estariamos autorizados a partir dentro de 1 hora e 3 horas depois fomos desembarcados com a promessa de comida e um hotel para passarmos a noite. Ate aqui as coisas correram de forma mais ou menos pacifica, sendo certo que ninguem comia nada desde o pequeno almoco.

Uma vez no terminal comecou a confusao total: 350 pessoas cansadas, com fome e chateadas sao informadas que afinal nao ha hoteis e que, embora ja se tivesse pedido comida e bebidas, esta ainda nao tinha chegado. Quanto a continuar a viagem, so no dia seguinte as 6 da manha, para, duas horas depois, sermos informados que afinal o voo so partiria as 6 da tarde. Imediatamente se formaram dois coros concorrentes: o das Maes que gritavam "Queremos comida/Queremos bebidas" acompanhado de palmas ritmadas e o dos Homens que gritavam, ao mesmo ritmo, "Filho da P***"!

Da minha parte, e como so tinha uma mala de mao (bendito atraso do Porto de Santos), pedi a Margarida - que ja estava em Londres - que me marcasse um lugar no comboio Paris-Londres, apanhei um comboio para o centro de Paris, instalei-me num hotel onde tomei um longo banho, mandei vir uma sanduiche e dormi como um justo. Na manha seguinte apanhei um taxi para a estacao de comboios e, duas horas depois, cheguei a Londres onde a Margarida me esperava com um sobretudo.

Desta penosa viagem retiro que com um pouco de sorte, um cartao de credito e falando a lingua local, as coisas resolvem-se. Espero que as pobres pessoas que nao podiam abandonar o Aeroporto porque tinhas as suas malas no porao do aviao, nao falavam frances ou nao tinham meios para o fazer, estejam a ser bem tratadas e possam chegar a Londres a tempo do Natal.

2 comments:

  1. Já que não dava para chegar a Londres, com tanta neve, sempre podias ir para Genebra esquiar.
    Há alturas em que é melhor mesmo ficar em casa.

    ReplyDelete