Thursday 4 November 2010

Mitos e Factos


A liberdade de expressão e a capacidade de difusão de ideias, comentários, propostas e opiniões nunca foi tão grande como agora. Graças à internet, blogs, facebook, twiter e outros, todos nós temos um palco onde nos expressármos e uma audiência - maior ou menor - para nos ouvir.

Naturalmente, ao navegar nesse mundo gigantesco de opiniões, histórias e comentários, há coisas com que concordo e outras com que discordo. Estranho seria se assim não fosse e ainda bem que assim é.

O que me espanta é a quantidade de comentários que se baseiam em mitos sem qualquer aderência à realidade. Quantas vezes lemos no facebook ou em blogs coisas que não têm objectivamente base verificável, apresentadas como uma certeza científica? E cujo autor, em bom rigor, não se interessa em saber se o que está a dizer é ou não verdade?

Outro dia resolvi fazer a experiência e pegando num comentário sobre salários dos políticos portugueses, respondi dizendo que o que estava escrito não era, objectivamente, verdade. Imediatamente surgiram comentários ao meu comentário que, negando o que eu tinha dito, juntaram outros "factos" (também eles falsos) para mostrar que tinham razão. Só quando eu juntei uma notícia da Reuters que mostrava que os "factos" eram na verdade mitos é que a cascata de quase insultos parou.

Não se trata de termos todos as mesmas opiniões ou ideias, mas de usarmos factos para as basear. Com tanta informação disponível sobre todos os assuntos possíveis e imagináveis, não é difícil confirmar os factos e separá-los dos mitos antes de os colocar on-line. Dá é mais trabalho...

No comments:

Post a Comment