Sunday, 12 September 2010

The Trouble


Para quem não sabe, as quase 4 décadas de conflito entre católitos independentistas e protestantes monarquistas na Irlanda do Norte é eufemisticamente conhecido como "the troubles".

Na sexta-feira passada fui a Belfast para uma conferência sobre investimento em Portugal e o fim da conferência, na companhia de mais duas pessoas, alugámos um taxi e pedimos para ver os locais do conflito e, em particular, os murais que enchem as paredes de Belfast. Les, o nosso motorista (católico), prontificou-se a levar-nos aos locais mais relevantes e foi contando algumas histórias que nos deixaram completamente atordoados. Contando ter perdido um Tio e o seu irmão mais velho ter emigrado para os Estados Unidos para fugir à violencia, Les acrescentou que os Acordos da Sexta-feira Santa são apoiados pela esmagadora maioria dos Irlandeses do Norte e que o filho dele, que tem 8 anos, não sabe o que foram "os troubles".

A cidade estava (e ainda está) dividida entre as duas comunidades à distância de uma rua, de tal forma que ainda hoje existem muros altíssimos que dividem cidade.


O passeio por Belfast, que durou cerca de duas horas e incluiu áreas e murais nas duas comunidades, é muito angustiante e a violência e o ódio parece ainda viver nas paredes e nos muros da Cidade. E tudo isto teve lugar até há 12 anos no educado Reino Unido, membro da pacífica União Europeia.

Por mais mais civilizados que sejamos, a besta humana está sempre por perto.

No comments:

Post a Comment