![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjS8lE6BZ4O-Jor5rfS5i4Yc880tzsT6hx8mmMO0y_F1KN0Hj2j9_PqOtOWBp542A5C5upWeYfi3lGnBxgV2-Z7bCvSb_3fCjzS6Lu5cEM6X7WkINFdjz97u57uO8fFUkA8RmShbWJ8ysim/s320/ed.gif)
O Partido Trabalhista acaba de eleger Ed Miliband - ex-Ministro da Energia - como o seu novo lider, batendo o seu irmão mais velho David - ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros - por menos de 2% dos votos, o que tem alimentado uma nova profissão nos canais de notícias: os psiquiatras que falam sobre rivalidades entre irmãos.
A vitória de Ed Miliband, deveu-se à importância dos Sindicatos no sistema de eleições do Labour, de tal forma que os Trabalhistas e o próprio líder passaram o fim-de-semana a negarem que o partido tenha virado significativamente à esquerda e tenha abandonado o centro, onde se ganham as eleições.
Mais ou menos à esquerda, a vitório do Miliband mais novo representa a derrota do New Labour que deu aos Trabalhistas várias vitórias eleitorais seguidas. Haverá alegria em Downing Street?
Parece-me natural e salutar a vitória dos irmãos mais novos.
ReplyDelete