Friday, 27 February 2009

Todas as noites desde 1340

Quarta-feira à noite fui com a Margarida a uma recepção no Museu dos Fusileiros Reais na Torre de Londres, organizada pelos "Friends of the British Cemetery, Elvas, Portugal", onde estão enterrados os soldados britânicos que morreram na Batalha de Albuera, durante as guerras peninsulares. A recepção destinava-se a obter fundos para a recuperação da Capela de S. João da Corujeira, à entrada do cemitério.

Para além dos discursos costumeiros destas ocasiões, esta recepção teve dois momentos altos: o primeiro foi uma rifa onde, entre vinhos, livros, discos e estadias em hotéis em Portugal, podia-se ganhar... uma sessão de um tratamento para clarear os dentes em Elvas!!!! Imagino o pobre bife que ganhou este maravilhoso prémio a caminho de Elvas para ir ao dentista. Vai sair-lhe caro o sorriso novo.

O segundo momento alto foi termos assistido à Key Ceremony, quando a Torre de Londres é fechada para a noite. Não vou descrever a cerimónia, cheia de significados e momentos peculiares, mas aconselho a verem o link em baixo que até videos tem. Posso dizer que vale a pena assistir e que, como em todas as cerimónias militares, há uma dignidade inerente que não deixa ninguem indiferente.

http://www.trooping-the-colour.co.uk/keys/home.htm

Tratando-se do Reino Unido, há sempre qualquer particularidade a acrescentar. Neste caso, é o facto de a cerimónia ter lugar todas as noites há quase 700 anos e, tanto quanto se sabe, só em Setembro de 1942, quando a Torre foi atingida por 3 bombas incendiárias alemãs a meio do processo, houve um atraso de 3 minutos, o que levou o responsável a escrever ao Rei a pedir desculpas. O Rei, considerando que o atraso se deveu a acção inimiga, não o castigou mas recomendou que não voltasse a acontecer.

No comments:

Post a Comment