A fotografia da Terra à noite, uma montagem feita pela NASA - não há nuvens e nunca é noite em toda a Terra ao mesmo tempo - mostra como nos espalhamos no Mundo (mesmo tendo em consideração que há zonas onde não haverá luz eléctrica): Europa (mais ocidental do que oriental), Norte de África, Mediterraneo Oriental, America do Norte (mais Estados Unidos do que Canada), America Central, Sudeste do Brasil, India, Japão e Sul da China. Há também cidades na Austrália, África do Sul e Nova Zelandia. E ainda duas linhas de luzes no Egipto e na Rússia que seguem o Nilo e o percurso do Transiberiano.
Por outro lado, há zonas com pouca actividade humana, como África, Norte do Canada, estepes russas, interior da América do Sul, interior da Austrália e o Sudoeste Asiático.
Estamos colectivamente onde podemos viver melhor, agregados nas cidades e perto de vias de comunicação. Somos criaturas de hábitos.
Nardo,
ReplyDeleteBem-vindo à blogosfera!
Abraço,
Pedro
Olá BIC,
ReplyDeleteao ler este teu post tão didáctico, recordo-me daquelas "aulas" com a Sandrinha, sobre as capitais desse mundo fora. Remember?
Beijo grande
Cristina