Monday 16 April 2012

Presidente TMR


Tudo indica que o General Taur Matan Ruak, na fotografia, tenha sido eleito hoje Presidente de Timor-Leste.

Conheci o General Taur Matan Ruak, nome de guerra que significa "Dois Olhos Certeiros" de José Maria Vasconcelos, quando vivi e trabalhei em Timor Leste entre 2006 e 2007. No meia da confusão que se vivia em Timor, Taur mantinha uma calma surpreendente, sem nunca perder a sua forma ultra-analítica de ver o mundo.

É claro que escrever o que vou escrever depois do facto é fácil, mas como sabem alguns amigos com quem falei sobre as eleições em Timor Leste, nunca duvidei da vitória de TMR. Comandante da Resistência que substituiu Xanana Gusmão após a morte de Konis Santana no comando supremo das FALANTIL, Taur Matan Ruak pesca em várias águas eleitorais: nos Veteranos, nos eleitores do CNRT, nas Forças Armadas e até em franjas da FRETILIN.

Veremos como Taur se sai nesta nova fase da sua vida. Espero que as análises de série longa com que olhava para Timor e para o Mundo em 2006 lhe continuem a serem úteis agora que larga a farda e veste a faixa de Presidente da República da República Democrática de Timor-Leste.  

No comments:

Post a Comment