Thursday 26 April 2012

O caminho mais certo para a asneira


Antes de mais, uma declaração de interesse: a True Bridge Consultancy trabalha na facilitação de negócios entre empresas e organizações do Brasil, Portugal, Reino Unido, Timor-Leste e a União Europeia.

Durante o tempo que dirigi o Centro de Negócios da AICEP na América do Sul recebia em média 3 a 4 empresas portuguesas que procuravam o Brasil como destino de comércio e investimento. Na grande maioria dos casos, os nossos empresários chegavam convencidos que conheciam o Brasil o suficiente para serem bem sucedidos, mas rapidamente descobriam que assim não era. Sem cuidado e prudência, ninguém se dá bem no Brasil.

Vem isto tudo a propósito de uma conversa com alguns empresários portugueses e brasileiros que tive a semana passada: alguns dos portugueses garantiam que a sua entrada no Brasil seria uma história de sucesso garantido, já que somos "países irmãos". Olhando para os brasileiros que ouviam esta fanfarronisse, percebi que alguns deles nem estavam a perceber bem o que ali se passava, tal era o fosso entre o que estava a ser dito e a realidade.

O Brasil é um país complexo, competitivo e sofisticado, onde toda a gente está ou quer estar e onde o que é verdade no Rio Grande do Sul não o é no Amazonas. Quem acha que o Brasil é um eldourado que onde se chega na quarta-feira e se fica rico no domingo está muito enganado e vai se dar mal.

No comments:

Post a Comment