Thursday 3 June 2010

A nossa invasão da Normandia - Dia 1

A Margarida e eu passámos o fim-de-semana passado, aproveitando o feriado na Segunda-feira, a visitar as praias do desembarque da Normandia, no nosso primeiro passeio de mota. Eis o nosso primeiro dia.

Partimos ao fim do dia de Sexta-feira para Portsmouths para apanhar o Ferry para Cherbourg. A primeira novidade foi o facto de as motas serem as primeiras a embarcar e das primeiras a sairem, o que poupa imenso tempo de espera.

A travessia para França durou 3H30 a bordo de num ferryboat rápido, com vários cafés e cadeiras confortáveis, como se poderá ver na segunda fotografia.

Chegados a França, fomos directos para Bricquebec, onde ficámos bem instalados no Chateau local

no quarto que foi utilizado pela Rainha Vitória e pelo Principe Alberto na sua visita a Bricquebec no dia 18 de Agostos de 1857

No dia seguinte, debaixo de uma chuva persistente e sob um vento cansativo, começámos a nossa visita aos locais do Dia-D por Sainte Mere Eglise, que foi ocupada por paraquedistas americanos na noite de 5 para 6 de Junho 1944 e que marca a ponta oeste do teatro de operações. Começámos por visitar o Museu, seguindo-se a igreja onde um dos paraquedistas ficou pendurado durante 3 horas, tendo sobrevivido porque fingiu que estava morto. Hoje em dia, um manequim em tamanho natural "vive" na torre da igreja...

A nossa paragem seguinte, aproveitando uma melhoria no tempo

foi Utah Beach, ocupada pelas forças americanas.

Uma vez mais, fomos ao Museu local e passeámos pela praia a tentar imaginar o que se passou há 66 anos neste canto sossegado do norte da França.

De Utah, fomos para Point du Hoc, um promontório que domina as praias de Utah e Omaha onde os alemães tinham instalado obuses pessados e que tinham que ser destruídos antes das forças aliadas chegarem. A missão foi confiada aos Rangers que, usando cordas, escalaram um penhasco durante a noite e ocuparam o local.

Point du Hoc é o único local que visitámos onde ainda é possível ver o resultado dos bombardeamentos do Dia-D

De Point du Hoc fomos tentar almoçar. Embora fossem quase 3 da tarde, estávamos certos que em qualquer lugarejo francês encontrariamos um bom restaurante ou pelo menos um café. Erro nosso! Eventualmente, lá encontrámos um restaurante onde a patroa simpaticamente nos deu de comer.

A nossa paragem seguinte foi em Omaha Beach. Por esta altura, já não tivemos coragem de visitar os 3 Museus em Omaha e limitámo-nos a passear pela praia. Uma vez mais, é difícil imaginar milhares de miúdos a desembarcarem e morrerem nestas vilazinhas sossegadas.

Após Omaha, fomos para Bayeux onde passámos a noite. Tinhamos marcado um Hotel que nos pareceu muito civilizado e agradável

mas que mais não era do que um MUITO caro B&B.

Amanhã espero contar o nosso 2º dia.