Friday 23 March 2012

Bio-ritmo e um gelado na praia


Desde os tempos do Doutoramento que percebi que as minhas horas mais criativas vão das 3 às 8 da manhã. Depois disso sou capaz de trabalhar e produzir mas já não tenho a imaginação que tenho de madrugada.

Quando estava em Bristol deitava-me por volta das 11 da noite, acordava naturalmente às 3 da manhã, trabalhava até às 8, dormia até às 11 e depois ocupava o resto do dia com leituras, recolha de bibliografia, a participar em seminários e a ir ao Ginásio.

Como é óbvio, este ritmo conjuga-se mal com um dia de trabalho normal e com os horários chamados comerciais, mas agora que tenho maior controle sobre o meu tempo - e um smartphone e um iPad que me deixam levar o escritório comigo para onde quer que eu vá -, voltei sem esforço ao meu bio-ritmo natural: acordo por volta das 3, trabalho até às 6/7 da manhã; durmo mais umas duas horas e continuo o dia.

Hoje, embora começando mais tarde, consegui conjugar 8/9 horas de trabalho com o dia lindo de primavera que está em Lisboa: acordei por volta das 5 e comecei imediatamente a trabalhar, só parando às 2 da tarde, quando almocei. Depois do almoço peguei na mota e fui até Cascais comer um gelado e passear pelo Guincho, voltando para casa por volta das 5 da tarde onde li emails, repondi ao que tinha que responder e escrevi este post.

Cada um é como cada qual mas poucos são os que conseguem adaptar o seu dia ao seu bio-ritmo. Ultimamente tenho tido essa sorte!

No comments:

Post a Comment