Friday 7 October 2011

Liberdade de expressão

Ao início da noite da passada quarta-feira fui assistir ao lançamento de um livro sobre a Primavera Árabe escrito por Nuno Rogueiro e apresentado pelo ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Amado. Tive a oportunidade de o ouvir em várias ocasiões ao longo dos anos em que foi MNE mas foi a primeira vez que o ouvi na qualidade de cidadão privado e a diferença foi significativa.

Muito mais livre para dizer o que pensa, Luis Amado - de quem ninguém poderá duvidar das respectivas credenciais ocidentais e atlantistas - acusou Israel de ser o principal culpado pela ausência de uma solução para a questão Palestiniana e avisou que enquanto a mesma não estiver resolvida, o extremismo de raiz religioso terá sempre combustível para se alimentar.

O exercício do poder político é interessante e educativo e o serviço público - entendido como serviço aos outros - pode dar-nos o conforto de sabermos que fizemos alguma coisa que melhorou a vida de pessoas que não conhecemos, mas vem sempre com o custo de entregarmos parte da nossa liberdade de expressão e de crítica. Luis Amado recuperou a dele.

No comments:

Post a Comment