Monday 11 July 2011

Too big to fail


Antecedendo a reunião dos Ministros das Finanças da zona euro, realiza-se uma reunião entre os Presidente do Conselho Europeu, da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu para discutir o possível contágio à Itália da crise que consome a União Europeia.

Se as crises financeiras na Grécia, Irlanda e Portugal têm provocado tamanhas repercussões na economia e política da União, a eventual entrada da Itália ou da Espanha no grupo dos países que necessitam de ajuda elevaria a crise a um novo patamar. Acresce que se as respostas que a União Europeia tem dado às crises nos países periféricos, que têm economias relativamente pequenas, tem sido fraca e ineficaz, imagine-se o impacto que teria numa grande economia.

Há uma lição que a crise de 2008 nos ensinou: há economias e empresas que são grandes de mais para deixar cair. Na zona euro, a Itália é claramente uma dessas economias.

Se a crise chegar à Itália, apresentam-se dois caminhos à União: mais integração ou desagregação. Embora o segundo seja impensável, o primeiro exige coragem, visão e liderança - exactamente o que tem faltado à União Europeia.

No comments:

Post a Comment