Friday 1 July 2011

A reabilitação de FHC


Durante a campanha eleitoral que deu a vitória à actual Presidente Dilma, o anterior Presidente Fernando Henrique Cardoso foi mantido à distância pelo seu próprio partido, após uma troca de opiniões mais viva com o então ainda Presidente Lula da Silva. De então para cá, FHC tem evitado pronunciar-se sobre a política interna brasileira, sem prejuízo para as reflexões públicas sobre a política de combate à droga.

A reabilitação do papel histórico de FHC, nomeadamente o seu papel na estabilização económica e financeira brasileira - o que é a base do crescimento económico do Brasil - surgiu de onde menos se esperava. Primeiro foi uma carta aberta muito elogiosa que a Presidente Dilma enviou por ocasião do 80º aniversário de FHC e hoje assisti a uma interessante reflexão pública sobre a importância de Henrique Cardoso para a história recente do Brasil, proferida pelo actual Ministro do Planeamento.

Não deixa de ser interessante e sintomático de alguma civilidade da política brasileira que a recuperação política de FHC seja protagonizada pelos seus adversários políticos e não pelo seu próprio partido.

No comments:

Post a Comment