Sunday 28 March 2010

O silêncio nas profundesas


Hoje fui passar a tarde no London Internationational Dive Show onde estive a ver as últimas novidades e técnicas de mergulho.

Embora não haja grandes novidades, pude experimentar um "rebreather", uma maquineta que recupera o ar expirado pelo mergulhador, limpando-o e enriquecendo-o para que possa ser usado novamente. O rebreather tem algumas vantagens, nomeadamente permitir estar muito mais tempo debaixo de água pois o ar não é deitado fora e o silêncio que a ausência de bolhas permite, o que não acontece no mergulho com garrafas, como se vê na fotografia em que apareço a mergulhar em Timor.


Ainda no maravilhoso mundo do mergulho, vou fazer em Abril as 4 especialidades que me faltam para ser Master Scuba Diver. A saber: Fato Seco, Peak Performance Boyance (que não faço idea como se diz em português), Mergulhador de Profundidade e Mergulhador de Destroços. Terminados esses cursos, terei atingido o escalão mais alto do mergulho não profissional, processo que comecei em Timor em 2006 e que interrompi depois de ter terminado o curso de Rescue Diver, retratado na fotografia em baixo com a Marianne (instructora) e o Rui (que terminou o curso no mesmo dia).

No comments:

Post a Comment