Thursday 6 December 2012

Botswana




A convite do Governo do Botswana e depois da concordância do Governo Português, sou o novo Cônsul Honorário do Botswana em Lisboa.

O Botswana, para quem não sabe, situa-se a norte da África do Sul e a leste da Namíbia e é universalmente reconhecido - incluindo as Organizações Internacionais e as ONGs - como um dos maiores sucessos em África (se não mesmo o maior sucesso) no respeito pela democracia, estado de direito, direitos humanos e transparência.

É para mim uma honra e uma (muito agradável) surpresa que o Governo de Gaborone me tenha escolhido para assegurar a única representação diplomática do País em Portugal, já que a respetiva Embaixada - à qual eu reporto - está situada em Londres.

Para além de velar pelo bem estar consular dos cidadãos do Botswana que vivam ou visitem Lisboa, o meu trabalho será dedicado à promoção das relações económicas e comerciais entre os dois países.

E muito tem o Botswana para oferecer, nomeadamente o turísmo de altíssima qualidade, um regime de atração de investimento estrangeiro muito generoso e oportunidades de negócio em áreas tão variadas como a saúde, as infraestruturas, a energia, a inovação tecnológica ou a educação para mencionar apenas algumas. E o facto de o Botswana ser membro da SADEC permite utilizar o país como base para os restantes países da região.

Há muito a fazer mas há vontade para fazê-lo.

- Posted using BlogPress from my iPad

1 comment:

  1. well done Ivo, well done... Proudly of you...:-)(Beatriz).

    ReplyDelete