Thursday 12 January 2012

O movimento pendular da História

Na últimas eleições para o Parlamento de Edimburgo (Capital da Escócia), o SNP - Partido Nacionalista da Escócia obteve uma maioria absoluta, o que é particularmente difícil dado o sistema eleitoral utilizado. E o grande tema da campanha foi a promessa de um referendo sobre a Independência escocesa do Reino Unido em 2014, data dos 700 anos da Batalha de Bannockburn em que os escoceses comandados por Robert the Bruce derrotaram os ingleses comandados pelo Rei Eduardo II.


Para além das questões institucionais, políticas, económicas e culturais que o referendo trará, há uma questão de determinismo histórico que me interessa: haverá um movimento pendular de expansão e retracção do poder político?

No caso do Reino Unido, temos historicamente um movimento de expansão (militar ou negociada) que se iniciou com a união entre a Inglaterra e a Cornualha, seguindo-se as uniões com o País de Gales, a Escócia, a Irlanda e o Império. E um movimento de retracção que seguiu o percurso inverso: do Império para as Ilhas Britânicas (Grã-Bretanha e Irlanda); das Ilhas Britânicas para a a Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e agora, eventualmente, da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte para a Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Cornualha.

O tempo dirá, mas se olharmos para outros impérios históricos, o movimento pendular parece confirmar-se, o que teria nfluência não só no Reino Unido mas igualmente na Espanha, para citar apenas dois países que nos estão próximos.

No comments:

Post a Comment