Monday 2 January 2012

Leonardo a quanto obrigas

Na National Gallery em Londres está uma das melhores exposições que eu já vi: praticamente todos os quadros e dezenas de estudos produzidos por Leonardo da Vinci durante os anos que viveu em Milão. De facto, a única excepção é a "Última Ceia" que sendo um mural na parede dificultaria a viagem até Londres e mesmo assim, há uma sala inteira dedicada aos estudos preparatórios e ao estudo do mural.

Como é óbvio, a procura por bilhetes é feroz e os bilhetes que podem ser comprados com antecedência estão esgostados há meses. A Margarida e eu - nabos - sabendo há imenso tempo que estariámos em Londres na semana entre o Natal e o Ano Novo, deixámos passar o tempo e quando tentámos comprar bilhetes, já não fomos a tempo. Assim, a única hipótese era comprar dois dos 500 bilhetes que a National Gallery vende todos os dias.

Depois de uma primeira tentativa frustrada, levantei-me às 6H00 da manhã e às 6H45 estava no meu lugar na fila que aguaradava a abertura das bilheteiras às 10h00. Por volta das 9H00 uma senhora da National Gallery contou 500 bilhetes e mandou os restantes embora. Graças à madrugada festiva, estavamos entre os contemplados do dias, tendo comprado bilhetes para as 15H30.

A exposição, como disse, vale bem o esforço, mas a resistência já não é o que era e por volta das 16H30 da tarde, sentei-me no escuro confortável do cinema da National Gallery e adormeci satisfeito durante um filme sobre a vida de Leonardo para acordar com o barulho do meu próprio ressonar e ver umas dezenas de pessoas a olharem para mim e a rirem, entre as quais a Margarida...

No comments:

Post a Comment