Monday 19 April 2010

O espírito de Dunquerque


O encerramento do espaço aéreo, que hoje entrou no seu 5º dia, deixou cerca de 200 mil britânicos sem maneira de chegarem a casa, o que tem gerado várias respostas - tanto públicas como particulares - desde a decisão tomada hoje de utilizar a Marinha Real para os trazer através do Canal até ao reforço das ligações de ferry e comboio entre o continente e as ilhas.

E no melhor espírito de Dunquerque, uma armada de RIBs - barcos rápidos de assalto - comandados pelos respectivos proprietários foi a Calais buscar os súbditos de Sua Majestade Britânica que estivessem à espera de transporte. Embora o plano fosse passar o fim-de-semana a transportar pessoas, as autoridades francesas não o permitiram e a operação apenas resgatou 25 pessoas.

Entre eles conta-se Mike Jones, de Londres, que estava na Áustria quando os aeroportos foram fechados. Para chegar a Dover o Sr. Jones apanhou um comboio de Viena para Frankfurt (10 horas), seguido de um comboio de Frankfurt para Paris (5 horas) e um comboio de Paris para Calais (2 horas). Segundo ele, num espírito tão britânico como a decisão de atravessar o canal em RIBs, o segredo para resistir à viagem é "estar sempre bêbado"!

No comments:

Post a Comment