Sunday 6 September 2009

Tudo se discute

Esta semana fui ouvir, numa sala completamente cheia, um debate sobre se Churchill terá sido mais um problema do que uma vantagem para o Mundo livre. A favor da moção estavam 2 historiadores de Cambridge e Oxford e Pat Buchannam ex-assessor de Nixon, Ford e Reagan. Contra a moção estavam 3 historiadores reputados.

Ambos os lados (com excepção do Sr. Buchannam) usaram argumentos sólidos e historicamente correctos e as apresentações foram educadas e interessantes. Como seria de esperar, a moção foi derrotada por 90% contra 10% mas o debate convenceu mais indecisos a votarem a favor do que aqueles que votaram contra.

Igualmente interessante é pensar-se que, sem prejuízo para o papel que Churchill desempenha no imaginário colectivo britânico e não serem poucas as pessoas que se lembram da Guerra e de lhe ouvir a voz na BBC, há espaço para se discutir séria e serenamente o seu papel histórico independentemente do mito.

Será que seriamos capazes de discutir o Infante D. Henrique e os Descobrimentos da mesma forma, ou haverá temas que, como se dizia no Estado Novo, não discutimos?

No comments:

Post a Comment