Foram ontem condenados por um tribunal inglês 3 suspeitos de planearem fazer explodir 5 aviões a voarem entre Londres e os Estados Unidos e o Canadá, utilizando bombas liquidas, razão pela qual foram implementadas as limitações conhecidas à quantidade de liquidos que podemos levar na bagagem de mão.
Desde o 11 de Setembro, em particular durante a Administração Bush, que assistimos ao aumentar progressivo das medidas de segurança colectiva, com a inevitável diminuição da nossa liberdade individual. Embora a tensão entre Liberdade e Segurança seja inevitável e o equilíbrio sempre precário e difícil de manter, há limites que não devem ser ultrapassados.
Felizmente o sistema judicial britânico provou que os direitos individuais, mesmo daqueles acusados de tentarem matar 5 mil pessoas inocente, não é incompatível com a segurança colectiva.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Meu caro, usar uma condenação para demonstrar que os direitos, liberdades e garantias são compatíveis com a segurança colectiva tem o seu quê de perigoso. Se, em sede de recurso, as pessoas em causa forem absolvidas isso significa que os direitos, liberdades e garantias são incompatíveis com a segurança colectiva? Um abraço, Vicente
ReplyDelete