Wednesday, 3 June 2009

O fim do labour?

Amanhã poderemos assistir ao fim de 12 anos de governo trabalhista. Para além das sondagens que colocam o Partido em 3º ou mesmo 4º lugar nas eleições de amanhã, nada menos que 4 membros do governo pediram a demissão nas últimas 24 horas, entre os quais a Ministra da Administração Interna, lugar considerado entre os 4 mais importantes de um Executivo britânico.

Acresce que, segundo a comunicação social, o Primeiro Ministro está a ter enormes dificuldades em preencher os lugares agoras vagos, correndo o risco de, dependendo das opções que tomar, perder igualmente o Ministro das Finanças e o Ministro dos Negócios Estrangeiros.

E, como se não bastasse, corre uma carta entre os deputados trabalhistas a pedir a demissão do PM. Ora, segundo as regras do Labour, se a carta recolher as assinaturas de 70 deputados, haverá obrigatoriamente uma eleição interna para a liderança do partido. Como diz a oposição, um governo a desmoronar-se perante os nossos olhos.

São várias as razões que levaram a este descalabro: a crise económica e o escandalo das despesas dos deputados que, tocando todos os partidos, foi pior gerida pelos trabalhistas são os mais óbvios. Mas, mais importante, é a total falta de jeito do PM Brown.

Tendo presidido, enquanto Ministro das Finanças, a 10 anos de crescimento económico e sendo responsável pelo plano de resposta à crise que o Mundo seguiu, Brown atingiu o seu limite de competência quando se ocupou das finanças e ultrapassou-o quando passou a ter que se ocupar de tudo o mais. É o conhecido "Princípio de Peter" que diz que todos temos um limite de competência, acima do qual deixamos de ser eficazes.

Todos o temos mas nem sempre o reconhecemos.

1 comment:

  1. Meu caro Bernardo,
    Antecessor do Brown veio a Portugal 2 vezes este ano. Uma vez fazer uma palestra aos mediadores de seguros da Zurich e outra para participar numas conferências organizadas pela Capucho.
    Que futuro auguras tu agora para o Brown, o circuito de conferências para mediadores de seguros, o circuito de conferências das conferências para Presidentes de Câmaras Municipais, ou que outro circuito?
    Um abraço,
    Vicente

    ReplyDelete