Sunday, 31 March 2013

O verde Alentejo




Há quase 20 anos que passo a Páscoa em Montemor-o-Novo, terra da minha Sogra e embora já tenha visto muitos períodos de chuva nestas duas décadas, não me lembro de uma primavera tão molhada como a que vivemos este ano, como também não me lembro de ver um Alentejo tão verde e tão vistoso.


- Posted using BlogPress from my iPad

Saturday, 30 March 2013

O seu a seu dono




Correndo o risco de dizer o óbvio, a responsabilidade do Tribunal Constitucional é fazer respeitar a Constituição...

- Posted using BlogPress from my iPad

Friday, 29 March 2013

Papoilas alentejanas






Estava eu ainda na AICEP em Londres quando recebi o representante de uma empresa britânica que estava interessada em explorar a possibilidade de cultivar papoilas no Alentejo para a extração de morfina para uso farmacêutico.

As peripécias deste investimento foram muitas, desde a desconfiança inicial da nossa administração pública, passando pela necessidade de confirmarmos que as plantas cresceriam em quantidade e qualidade suficientes no Alentejo até a um desastre de carro algures na Península de Setúbal que quase matou o representante da farmacêutica em questão.

Passados três anos, leio nos jornais que os testes correram bem e que o Infarmed autorizou o cultivo das papoilas. Tardou mas chegou.

- Posted using BlogPress from my iPad

Monday, 25 March 2013

Páginas Amarelas





Entre os variadíssimos estilos literários disponíveis, as auto-biografias, memórias e diários são os meus preferidos, seguido de perto pelas biografias escritas por terceiros, o que se torna óbvio para quem se der ao trabalho de olhar para as estantes lá de casa.

Tendo lido largas dezenas, se não poucas centenas de livros biográficos, nunca tinha tido a experiência de ler um livro de memórias de alguém faz parte da minha família (pouco) alargada. Estou a tê-la agora que estou a ler as "páginas amarelas" do meu Tio Mário (Quartin Graça), casado com uma irmã da minha mãe e um dos mais antigos amigos do meu pai.

Para além da graça de ter acompanhado (ou ter ouvido na primeira pessoa) algumas das muitas historias que estou a ler, há ainda a virtude de o Tio Mário ter tido uma vida variada e divertida, ter conhecido e convivido com algumas das mais importantes referências culturais portuguesas, brasileiras e espanholas e - o que não é menos importante - escrever muito bem.

Ler umas memórias que fazem parte das minhas memórias é um dois-em-um que torna a experiência muito mais divertida e interessante.

- Posted using BlogPress from my iPad

Sunday, 24 March 2013

Teste de fé




Hoje, Domingo de Ramos na liturgia cristã, fui à missa onde fui "brindado" por um coro que o que oferecia em empenho, faltava-lhe em qualidade.

Ouvindo-os pela 3ª ou 4ª vez, lembrei-me do Prof. Henry Higgins em My Fair Lady, a famosa versão cinematográfica da peça de George Bernard Shaw, que dizia exasperado a uma teimosa Eliza Doolittle que se recusava a aprender a falar decentemente: irás muito mais longe com o Criador se aprenderes a não Lhe ofenderes os ouvidos!

- Posted using BlogPress from my iPad

Thursday, 21 March 2013

O Consultor





Hoje passarei o dia no Ministério das Finanças a participar num seminário sobre oportunidades para consultoras juntos das chamadas IFI - Internacional Financial Institutions, nomeadamente o Banco Mundial, o BERD, o BID e o BAfD.

Enquanto espero pelo início da sessão, entretenho-me a observar os restantes participantes. Quem somos nós, os consultores?

Se a amostra for válida, o consultor é homem, entre os 40 e os 60, veste fato e gravata e usa ainda papel e caneta. Há também algumas mulheres, mas a grande maioria encaixa-se no grupo descrito antes.

Tirando o facto de eu usar um iPad (no qual escrevo este blog), andar sempre de mota - que a falta de capacetes na sala demonstra ser raro - e cada vez usar menos vezes fato e gravata (embora hoje tenha vestido a farda), sou um digno representante do maravilhoso mundo dos consultores.

- Posted using BlogPress from my iPad

Tuesday, 19 March 2013

Gente inteligente




Passei hoje a hora do almoço na SEDES a ouvir pessoas inteligentes a falarem sobre a União Europeia, Portugal e a(s) crise(s).

Fugindo aos lugares comuns que ouvimos constantemente nestas ocasiões, discutiu-se com contraditório e vivacidade que União Europeia sairá desta crise, que equilíbrios se criarão entre os Estados membros, que papéis e que legitimidade terão as instituições da União, qual será a estratégia e o papel de Portugal neste processo e como tudo isto impacta e impactará no nosso país.

Como é bom ouvir falar gente que sabe e que pensa!

- Posted using BlogPress from my iPad

Sunday, 17 March 2013

O tempo que se demora




Há quase dois anos fui convidado para participar numa conferencia organizada pela Bloomberg em São Paulo onde expus a visão dos investidores estrangeiros sobre as oportunidades no Brasil. No almoço que reuniu os oradores vindos de todo o mundo e jornalistas, muitos me perguntaram quando é que Portugal iria pedir a reestruturação da dívida. Lembrei-me recentemente destas conversas...


- Posted using BlogPress from my iPad