![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDVQj6BsHRdURN-DF0aZ6K2x-5Qq74M647j076npMMLZyyGhmxOazHOaKgZKUfbGG0yghTHx-EtkGRe0f1FrNTn61ZoS6612-x40ZWgElNF7WSre9f8k1HPkeT9N8xc6p7vvv8t95g2UQ_/s320/democracia_no_brasil.jpg)
A Globo News, o canal de notícias da Rede Globo, está a entrevistar cada um dos Ex-Presidentes da democracia Brasileira, com excepção do Presidente Lula da Silva. A saber: José Sarney, Fernando Collor de Melo, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.
Ontem foi a vez de Collor de Melo que, perante acusações de corrupção e roubo e tremendas manifestações populares pelo Brasil todo, renunciou antes de perder o mandato por decisão do Congresso. Eleito Senador nas últimas eleições Collor foi candido quanto ao processo de renuncia, contando que só percebeu que o seu mandato tinha chegado ao fim quando deu uma ordem ao piloto que, no seu último dia no Palácio do Planalto, o levava para casa e este não obedeceu.
Curiosamente, dos cinco ex-Presidentes brasileiros, só Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva tiveram mandatos sem qualquer surpresa. José Sarney, eleito Vice-Presidente de Tancredo Neves, assumiu depois da morte do Presidente-eleito e Collor de Melo renunciou, sendo substituído pelo Vice-Presidente Itamar Franco.
E no entanto, mesmo com todas estas crises, a democracia brasileira seguiu o seu caminho sem abalos nem soluços, com os votos nas urnas e a tropa nos quartéis.
No comments:
Post a Comment